quinta-feira, 11 de abril de 2013

*PÉSSIMO EXEMPLO DE CIDADANIA DA E.E.P.G PROF. GENÉSIO MACHADO - SOROCABA/SP*

ESCOLA ESTADUAL PROF. GENÉSIO MACHADO

É com grande pesar que constato que a Escola Estadual Prof. Dr. Genésio Machado situada na Rua Miguel Sutil, 527 - Vila Santana, nesta cidade de Sorocaba/SP, dá um péssimo exemplo de cidadania aos seus alunos e a comunidade sorocabana...
Minha filha que mora do outro lado da rua, em frente a escola, havia solicitado junto a P.M.S. um container de lixo, já que não havia nos arredores de sua casa. A Prefeitura após 20 dias atendeu seu pedido.
Isto está registrado na foto abaixo (segundo container à direita, junto ao segundo poste).
Qual foi sua surpresa ao ver ontem pela manhã (10.04.2013) que o mesmo havia sumido, bem como o que estava em frente a casa de sua vizinha (primeiro à direita)...
Foi informada por testemunhas que um "homem magro e de cabelos grisalhos" havia levado os dois para a EEPG Prof Genésio Machado.

Minha filha dirigiu-se à escola e pediu para falar com a Diretora e depois de alguns minutos veio até ela a Vice-Diretora Eliane Aparecida Rodrigues Arruda a quem ela reportou o ocorrido. Foi bem atendida por ela que, diante de testemunhas, indagou à pessoa com a descrição acima, se ele tinha feito isso e ele respondeu que: "já havia ligado várias vezes para a P.M.S. solicitando um container e que foi muito mal atendido e como eles não haviam enviado para a escola ele pegou aqueles do outro lado da rua, porque era da Prefeitura e não dos moradores"!
Ao que minha filha explicou que justamente por ser público é que ele não deveria ter colocado "dentro da escola"... 
Fato esse que caracteriza Apropriação Indébita de Bem Público (citação  minha).
A senhora tranquilizou minha filha dizendo que devolveria os containers para o outro lado da rua.
Á tarde minha filha constatou que os mesmos não haviam sido devolvidos e voltou a escola e pediu para falar novamente com alguém da diretoria, que antes de atendê-la disse para quem quisesse ouvir: "pego mesmo, pegam de nós...". Essa senhora, que não era a mesma que a atendeu de manhã disse  que se ela, minha filha quisesse levar os containers que pegasse nos fundos da escola, os dois, que estavam carregados de lixos.
Ontem a noite, como os mesmos não haviam sido devolvidos minha filha denunciou o fato no telefone 156 (responsáveis pelos containers) e para a Diretoria Regional de Ensino.
Acabei de falar, via telefone, com a Vice-Diretora Eliane (a única gentil e educada) que garantiu que irá devolvê-los ainda esta manhã, o que estou esperando que aconteça!

O que me deixa indignada é ver que nossas escolas públicas estão  sendo dirigidas por pessoas completamente despreparadas para cuidarem do ensino de nossas crianças e jovens (deixo claro que não incluo dentre elas a Sra. Eliane), que exemplo podem dar aqueles que além de infringirem as leis básicas da educação ainda propagam em altos brados que têm o direito de agir errado porque outros assim o fazem com elas? 
Quais os valores que elas têm e repassam?
Então se alguém erra comigo eu tenho o direito de errar com outrem que nada tem a ver com a história?
São nas pequenas atitudes que podemos avaliar o ser humano!!!

Deixo aqui registrada a minha péssima impressão dessa unidade de ensino e espero que a Sra. Eliane cumpra o prometido.
Carolina Ferreira
11/04/2013.