terça-feira, 4 de outubro de 2011

*ORAÇÃO E CÂNTICO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS*

(Oração de São Francisco)
(Esta oração foi feita após o pedido de clemência do papa Inocêncio III "arrependido" pelas cruzadas e muito enfermo. Francisco, duvidando de seu arrependimento, fora chamado a atenção pelo Pai pedindo piedade ao agonizante. São Francisco atendeu o pedido, admitindo humildemente sua ignorância).


Senhor,
Fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver duvida, que leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que procure mais consolar, que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que vive para a vida eterna.

Cântico do irmão Sol (ou Cântico das Criaturas)
(Quase cego, sozinho numa cabana de palha, em estado febril e atormentado pelos ratos, São Francisco deixou para a humanidade este canto de amor ao Pai de toda a Criação.
A penúltima estrofe, que exalta o perdão e a paz, foi composta em Julho de 1226 no palácio episcopal de Assis, para pôr fim a uma desavença entre o Bispo e o Prefeito da cidade. Estes poucos versos bastaram para impedir a guerra civil.
A última estrofe, que acolhe a morte, foi composta no começo de Outubro de 1226).


Altíssimo, onipotente e bom Deus, 

Teus são o louvor, a glória, a honra 
e toda benção.
Só a Ti, Altíssimo, são devidos, 
e homem algum é digno 
de Te mencionar.
Louvado sejas, meu Senhor, 
com todas as Tuas criaturas.

Especialmente o irmão Sol, 
que clareia o dia 
e com sua luz nos ilumina.
Ele é belo e radiante, 
com grande esplendor 
de Ti, Altíssimo é a imagem.
Louvado sejas meu senhor, 
pela irmã Lua e as Estrelas, 
que no céu formastes

claras, 
preciosas e belas.
Louvado sejas meu Senhor, 
pelo irmão Vento, 
pelo ar ou neblina, 
ou sereno e de

todo tempo 
pelo qual as Tuas criaturas dais sustento.
Louvado sejas meu Senhor, 
pela irmã Água, 
que é muito útil e humilde 
e

preciosa e casta.
Louvado sejas meu Senhor, 
pelo irmão Fogo, 
pelo qual iluminas a noite, 
e ele é

belo e jucundo 
e vigoroso e forte.
Louvado sejas meu Senhor, 
pela nossa irmã a mãe Terra, 
que nos sustenta e nos

governa, 
e produz frutos diversos, 
e coloridas flores e ervas.
Louvado sejas meu Senhor, 
pelos que perdoam por teu amor 
e suportam

enfermidades e tribulações.
Bem aventurados os que sustentam a paz, que por Ti, Altíssimo serão coroados.
Louvado sejas meu Senhor, 
pela nossa irmã a morte corporal, 
da qual homem algum pode escapar.
Ai dos que morrerem em pecado mortal!

Felizes os que ela achar 
conforme à Tua Santíssima vontade, 
porque a segunda

morte não lhes fará mal.
Louvai e bendizei a meu Senhor, 
e daí lhes graças 
e servi-O com grande humildade.
Amém.