quarta-feira, 27 de abril de 2011

*SALMOS DA BÍBLIA do 91º ao 105º*

Salmo 91Por ser o mais poderoso dos Salmos pode ser usado para todas as horas de necessidade, para agradecer e pedir proteção para tudo e todos.
01 - Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará.
02 - Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.
03 - Porque ele te livra do laço do passarinho, e da peste perniciosa.
04 - Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel.
05 - Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia,
06 - Nem peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia.
07 - Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido.
08 - Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
09 - Porquanto fizeste do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação,
10 - Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
11 - Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
12 - Eles te susterão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.
13 - Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
14 - Pois que tanto me amou eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque ele conhece o meu nome.
15 - Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei, e o honrarei.
16 - Com lonjura de dias fartá-lo-ei, e lhe mostrarei a minha salvação.

Salmo 92Para conquistar disposição e concentração para os esportes, fortalecendo o espírito esportivo.
01 - Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo,
02 - Anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade,
03 - Sobre um instrumento de dez cordas, e sobre o saltério, ao som solene da harpa.
04 - Pois me alegraste, Senhor, pelos teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos.
05 - Quão grandes são, ó Senhor, as tuas obras! quão profundos são os teus pensamentos!
06 - O homem néscio não sabe, nem o insensato entende isto:
07 - Quando os ímpios brotam como a erva, e florescem todos os que praticam a iniquidade, é para serem destruídos para sempre.
08 - Mas tu, Senhor, estás nas alturas para sempre.
09 - Pois eis que os teus inimigos, Senhor, eis que os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniquidade.
10 - Mas tens exaltado o meu poder, como o do boi selvagem; fui ungido com óleo fresco.
11 - Os meus olhos já viram o que é feito dos que me espreitam, e os meus ouvidos já ouviram o que sucedeu aos malfeitores que se levantam contra mim.
12 - Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro no Líbano.
13 - Estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus.
14 - Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes,
15 - Para proclamarem que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.

Salmo 93Para viver bem dentro da comunidade, com paz, alegria, compreensão, carinho e muito respeito.
01 - O Senhor reina; está vestido de majestade. O Senhor se revestiu, cingiu-se de fortaleza; o mundo também está estabelecido, de modo que não pode ser abalado.
02 - O teu trono está firme desde a antiguidade; desde a eternidade tu existes.
03 - Os rios levantaram, ó Senhor, os rios levantaram o seu ruído, os rios levantam o seu fragor.
04 - Mais que o ruído das grandes águas, mais que as vagas estrondosas do mar, poderoso é o Senhor nas alturas.
05 - Mui fiéis são os teus testemunhos; a santidade convém à tua casa, Senhor, para sempre.

Salmo 94Para se livrar de espíritos ruins, más influências de pessoas invejosas, aproximação de desafetos e energias negativas.
01 - Ó Senhor, Deus da vingança, ó Deus da vingança, resplandece!
02 - Exalta-te, ó juiz da terra! Dá aos soberbos o que merecem.
03 - Até quando os ímpios, Senhor, até quando os ímpios exultarão?
04 - Até quando falarão, dizendo coisas arrogantes, e se gloriarão todos os que praticam a iniquidade?
05 - Esmagam o teu povo, ó Senhor, e afligem a tua herança.
06 - Matam a viúva e o estrangeiro, e tiram a vida ao órfão.
07 - E dizem: O Senhor não vê; o Deus de Jacó não o percebe.
08 - Atendei, ó néscios, dentre o povo; e vós, insensatos, quando haveis de ser sábios?
09 - Aquele que fez ouvido, não ouvirá? Ou aquele que formou o olho, não verá?
10 - Porventura aquele que disciplina as nações, não corrigirá? Aquele que instrui o homem no conhecimento,
11 - O Senhor conhece os pensamentos do homem, que são vaidade.
12 - Bem-aventurado é o homem a quem tu repreendes, ó Senhor, e a quem ensinas a tua lei,
13 - Para lhe dares descanso dos dias da adversidade, até que se abra uma cova para o ímpio.
14 - Pois o Senhor não rejeitará o seu povo, nem desamparará a sua herança.
15 - Mas o juízo voltará a ser feito com justiça, e hão de segui-lo todos os retos de coração.
16 - Quem se levantará por mim contra os malfeitores? Quem se porá ao meu lado contra os que praticam a iniquidade?
17 - Se o Senhor não tivesse sido o meu auxílio, já a minha alma estaria habitando no lugar do silêncio.
18 - Quando eu disse: O meu pé resvala; a tua benignidade, Senhor, me susteve.
19 - Quando os cuidados do meu coração se multiplicam, as tuas consolações recreiam a minha alma.
20 - Pode acaso associar-se contigo o trono de iniquidade, que forja o mal tendo a lei por pretexto?
21 - Acorrem em tropel contra a vida do justo, e condenam o sangue inocente.
22 - Mas o Senhor tem sido o meu alto retiro, e o meu Deus a rocha do meu alto retiro, e o meu Deus a rocha do meu refúgio.
23 - Ele fará recair sobre eles a sua própria iniquidade, e os destruirá na sua própria malícia; o Senhor nosso Deus os destruirá.

Salmo 95Para fortalecer o corpo e a alma, e aumentar a alegria de viver e a paz interior.
01 - Vinde, cantemos alegremente ao Senhor, cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação.
02 - Apresentemo-nos diante dele com ações de graças, e celebremo-lo com salmos de louvor.
03 - Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande acima de todos os deuses.
04 - Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas.
05 - Seu é o mar, pois ele o fez, e as suas mãos formaram a serra terra seca.
06 - Oh, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou.
07 - Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas que ele conduz. Oxalá que hoje ouvísseis a sua voz:
08 - Não endureçais o vosso coração como em Meribá, como no dia de Massá no deserto,
09 - Quando vossos pais me tentaram me provaram e viram a minha obra.
10 - Durante quarenta anos estive irritado com aquela geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não conhece os meus caminhos;
11 - Por isso jurei na minha ira: Eles não entrarão no meu descanso.

Salmo 96Para agradecer as bênçãos recebidas, divulgando a graça e expandindo as vitórias para todos.
01 - Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todos os moradores da terra.
02 - Cantai ao Senhor, bendizei o Seu nome; anunciai de dia em dia a sua salvação.
03 - Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas.
04 - Porque grande é o Senhor, e digno de ser louvado; Ele é mais temível do que todos os deuses.
05 - Porque todos os deuses dos povos são ídolos; mas o Senhor fez os céus.
06 - Glória e majestade estão diante Dele, força e formosura no seu santuário.
07 - Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força.
08 - Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas, e entrai nos seus átrios.
09 - Adorai ao Senhor vestidos de trajes santos; tremei diante dele, todos os habitantes da terra.
10 - Dizei entre as nações: O Senhor reina; ele firmou o mundo, de modo que não pode ser abalado. Ele julgará os povos com retidão.
11 - Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude.
12 - Exulte o campo, e tudo o que nele há; então cantarão de júbilo todas as árvores do bosque.
13 - Diante do Senhor, porque Ele vem, porque vem julgar a terra: julgará o mundo com justiça e os povos com a sua fidelidade.
Salmo 97Para manter as amizades sempre fortes, aumentando a harmonia, a fraternidade, o entusiasmo e a compreensão.
01 - O Senhor reina, regozije-se a terra; alegrem-se as numerosas ilhas.
02 - Nuvens e escuridão estão ao redor Dele; justiça e equidade são a base do Seu trono.
03 - Adiante Dele vai um fogo que abrasa os seus inimigos em redor.
04 - Os seus relâmpagos alumiam o mundo; a terra os vê e treme.
05 - Os montes como cerca, se derretem na presença do Senhor, na presença do Senhor de toda a terra.
06 - Os céus anunciam a Sua justiça, e todos os povos veem a Sua glória.
07 - Confundidos são todos os que servem imagens esculpidas, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante Dele, todos os deuses.
08 - Sião ouve e se alegra, e regozijam-se as filhas de Judá por causa dos Teus juízos, Senhor.
09 - Pois Tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra; Tu és sobremodo exaltado acima de todos os deuses.
10 - O Senhor ama aos que odeiam o mal; Ele preserva as almas dos seus santos, Ele os livra das mãos dos ímpios.
11 - A luz é semeada para o justo, e a alegria para os retos de coração.
12 - Alegrai-vos, ó justos, no Senhor, e rendei graças ao Seu Santo Nome.

Salmo 98Para ter sempre a presença dos anjos e santos, respeitando o nome de Deus e observando as suas obras e bênção para a humanidade.
01 - Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele tem feito maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória.
02 - O Senhor fez notória a sua salvação, manifestou a sua justiça perante os olhos das nações.
03 - Lembrou-se da sua misericórdia e da sua fidelidade para com a casa de Israel; todas as extremidades da terra viram a salvação do nosso Deus.
04 - Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os habitantes da terra; dai brados de alegria, regozijai-vos, e cantai louvores.
05 - Louvai ao Senhor com a harpa; com a harpa e a voz de canto.
06 - Com trombetas, e ao som de buzinas, exultai diante do Rei, o Senhor.
07 - Brame o mar e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam;
08 - Batam palmas os rios; à uma regozijem-se os montes
09 - Diante do Senhor, porque vem julgar a terra; com justiça julgará o mundo, e os povos com equidade.

Salmo 99Para obter a misericórdia de Deus, conscientizar a mente e purificar o coração das pessoas.
01 - O Senhor reina, tremam os povos; ele está entronizado sobre os querubins, estremeça a terra.
02 - O Senhor é grande em Sião, e exaltado acima de todos os povos.
03 - Louvem o teu nome, grande e tremendo; pois é santo.
04 - És Rei poderoso que amas a justiça; estabeleces a equidade, executas juízo e justiça em Jacó.
05 - Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos diante do escabelo de seus pés; porque ele é santo.
06 - Moisés e Arão entre os seus sacerdotes, e Samuel entre os que invocavam o seu nome, clamavam ao Senhor, e ele os ouvia.
07 - Na coluna de nuvem lhes falava; eles guardavam os seus testemunhos, e os estatutos que lhes dera.
08 - Tu os ouviste Senhor nosso Deus; tu foste para eles um Deus perdoador, embora vingador dos seus atos.
09 - Exaltai o Senhor nosso Deus e adorai-o no seu santo monte, porque o Senhor nosso Deus é santo.

Salmo 100Para fortalecer a justiça e favorecer os bons acontecimentos na vida das pessoas.
01 - Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os habitantes da terra.
02 - Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com cântico.
03 - Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto.
04 - Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome.
05 - Porque o Senhor é bom; a sua benignidade dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração.

Salmo 101Para amparar as mães que desejam ter filhos, as que tem filhos com problemas mentais ou deficiências físicas e as que tem filhos com problemas com drogas ou outros vícios.
01 - Cantarei a benignidade e o juízo; a ti Senhor cantarei.
02 - Portar-me-ei sabiamente no caminho reto. Oh, quando virás ter comigo? Andarei em minha casa com integridade de coração.
03 - Não porei coisa torpe diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; isso não se apegará a mim.
04 - Longe de mim estará o coração perverso; não conhecerei o mal.
05 - Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o tolerarei.
06 - Os meus olhos estão sobre os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda no caminho perfeito, esse me servirá.
07 - O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.
08 - De manhã em manhã destruirei todos os ímpios da terra, para desarraigar da cidade do Senhor todos os que praticam a iniquidade.

Salmo 102Para as pessoas idosas que necessitam de paciência e disposição para realizar serviços ou para praticar alguma atividade.
01 - Ó Senhor, ouve a minha oração, e chegue a ti o meu clamor.
02 - Não escondas de mim o teu rosto no dia da minha angústia; inclina para mim os teus ouvidos; no dia em que eu clamar, ouve-me depressa.
03 - Pois os meus dias se desvanecem como fumaça, e os meus ossos ardem como um tição.
04 - O meu coração está ferido e seco como a erva, pelo que até me esqueço de comer o meu pão.
05 - Por causa do meu doloroso gemer, os meus ossos se apegam à minha carne.
06 - Sou semelhante ao pelicano no deserto; cheguei a ser como a coruja das ruínas.
07 - Vigio, e tornei-me como um passarinho solitário no telhado.
08 - Os meus inimigos me afrontam todo o dia; os que contra mim se enfurecem, me amaldiçoam.
09 - Pois tenho comido cinza como pão, e misturado com lágrimas a minha bebida,
10 - Por causa da tua indignação e da tua ira; pois tu me levantaste e me arrojaste de ti.
11 - Os meus dias são como a sombra que declina, e eu, como a erva, me vou secando.
12 - Mas tu, Senhor, estás entronizado para sempre, e o teu nome será lembrado por todas as gerações.
13 - Tu te levantarás e terás piedade de Sião; pois é o tempo de te compadeceres dela, sim, o tempo determinado já chegou.
14 - Porque os teus servos têm prazer nas pedras dela, e se compadecem do seu pó.
15 - As nações, pois, temerão o nome do Senhor, e todos os reis da terra a tua glória,
16 - Quando o Senhor edificar a Sião, e na sua glória se manifestar,
17 - Atendendo à oração do desamparado, e não desprezando a sua súplica.
18 - Escreva-se isto para a geração futura, para que um povo que está por vir louve ao Senhor.
19 - Pois olhou do alto do seu santuário; dos céus olhou o Senhor para a terra,
20 - Para ouvir o gemido dos presos, para libertar os sentenciados à morte;
21 - A fim de que seja anunciado em Sião o nome do Senhor, e o seu louvor em Jerusalém,
22 - Quando se congregarem os povos, e os reinos, para servirem ao Senhor.
23 - Ele abateu a minha força no caminho; abreviou os meus dias.
24 - Eu clamo: Deus meu, não me leves no meio dos meus dias, tu, cujos anos alcançam todas as gerações.
25 - Desde a antiguidade fundaste a terra; e os céus são obra das tuas mãos.
26 - Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles, como um vestido, envelhecerão; como roupa os mudarás, e ficarão mudados.
27 - Mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão.
28 - Os filhos dos teus servos habitarão seguros, e a sua descendência ficará firmada diante de ti.

Salmo 103Para alívio nos momentos de desespero, como tempestades, trovoadas e vendavais.
01 - Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.
02 - Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.
03 - É ele quem perdoa todas as tuas iniquidades, quem sara todas as tuas enfermidades,
04 - Quem redime a tua vida da cova, quem te coroa de benignidade e de misericórdia,
05 - Quem te supre de todo o bem, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.
06 - O Senhor executa atos de justiça, e juízo a favor de todos os oprimidos.
07 - Fez notórios os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel.
08 - Compassivo e misericordioso é o Senhor; tardio em irar-se e grande em benignidade.
09 - Não repreenderá perpetuamente, nem para sempre conservará a sua ira.
10 - Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui segundo as nossas iniquidades.
11 - Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua benignidade para com os que o temem.
12 - Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões.
13 - Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem.
14 - Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.
15 - Quanto ao homem, os seus dias são como a erva; como a flor do campo, assim ele floresce.
16 - Pois, passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não a conhece mais.
17 - Mas é de eternidade a eternidade a benignidade do Senhor sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos,
18 - Sobre aqueles que guardam o seu pacto, e sobre os que se lembram dos seus preceitos para os cumprirem.
19 - O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo.
20 - Bendizei ao Senhor, vós anjos seus poderosos em força, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra!
21 - Bendizei ao Senhor, vós todos os seus exércitos, vós ministros seus, que executais a sua vontade!
22 - Bendizei ao Senhor, vós todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio! Bendizei, ó minha alma ao Senhor!
Salmo 104Para atrair sucesso e riqueza nos negócios e no trabalho e para receber alguma herança até então impedida de ser repassada.
01 - Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Senhor, Deus meu, tu és magnificentíssimo! Estás vestido de honra e de majestade,
02 - Tu que te cobres de luz como de um manto, que estendes os céus como uma cortina.
03 - És Tu que pões nas águas os vigamentos da tua morada, que fazes das nuvens o teu carro, que andas sobre as asas do vento;
04 - Que fazes dos ventos teus mensageiros, dum fogo abrasador os teus ministros.
05 - Lançaste os fundamentos da terra, para que ela não fosse abalada em tempo algum.
06 - Tu a cobriste do abismo, como dum vestido; as águas estavam sobre as montanhas.
07 - À tua repreensão fugiram; à voz do teu trovão puseram-se em fuga.
08 - Elevaram-se as montanhas, desceram os vales, até o lugar que lhes determinaste.
09 - Limite lhes traçaste, que não haviam de ultrapassar, para que não tornassem a cobrir a terra.
10 - És tu que nos vales fazes rebentar nascentes, que correm entre as colinas.
11 - Dão de beber a todos os animais do campo; ali os asnos monteses matam a sua sede.
12 - Junto delas habitam as aves dos céus; dentre a ramagem fazem ouvir o seu canto.
13 - Da tua alta morada regas os montes; a terra se farta do fruto das tuas obras.
14 - Fazes crescer erva para os animais, e a verdura para uso do homem, de sorte que da terra tire o alimento,
15 - O vinho que alegra o seu coração, o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que lhe fortalece o coração.
16 - Saciam-se as árvores do Senhor, os cedros do Líbano que ele plantou,
17 - Nos quais as aves se aninham, e a cegonha, cuja casa está nos ciprestes.
18 - Os altos montes são um refúgio para as cabras montesas, e as rochas para os querogrilos.
19 - Designou a lua para marcar as estações; o sol sabe a hora do seu ocaso.
20 - Fazes as trevas, e vem a noite, na qual saem todos os animais da selva.
21 - Os leões novos os animais bramam pela presa, e de Deus buscam o seu sustento.
22 - Quando nasce o sol, logo se recolhem e se deitam nos seus covis.
23 - Então sai o homem para a sua lida e para o seu trabalho, até a tarde.
24 - Ó Senhor, quão multiformes são as tuas obras! Todas elas as fizeste com sabedoria; a terra está cheia das tuas riquezas.
25 - Eis também o vasto e espaçoso mar, no qual se movem seres inumeráveis, animais pequenos e grandes.
26 - Ali andam os navios, e o leviatã que formaste para nele folgar.
27 - Todos esperam de ti que lhes dês o sustento a seu tempo.
28 - Tu lho dás, e eles o recolhem; abres a tua mão, e eles se fartam de bens.
29 - Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras a respiração, morrem, e voltam para o seu pó.
30 - Envias o teu fôlego, e são criados; e assim renovas a face da terra.
31 - Permaneça para sempre a glória do Senhor; regozije-se o Senhor nas suas obras;
32 - Ele olha para a terra, e ela treme; ele toca nas montanhas, e elas fumegam.
33 - Cantarei ao Senhor enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu existir.
34 - Seja-lhe agradável a minha meditação; eu me regozijarei no Senhor.
35 - Sejam extirpados da terra os pecadores, e não subsistam mais os ímpios. Bendize, ó minha alma, ao Senhor. Louvai ao Senhor.

Salmo 105Para exercer o domínio sobre a fortuna, a fama, a diplomacia, os negócios, as viagens e sobre si mesmo.
01 - Dai graças ao Senhor; invocai o seu nome; fazei conhecidos os seus feitos entre os povos.
02 - Cantai-lhe, cantai-lhe louvores; falai de todas as suas maravilhas.
03 - Gloriai-vos no seu santo nome; regozije-se o coração daqueles que buscam ao Senhor.
04 - Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente.
05 - Lembrai-vos das maravilhas que ele tem feito, dos seus prodígios e dos juízos da sua boca,
06 - Vós, descendência de Abraão, seu servo, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos.
07 - Ele é o Senhor nosso Deus; os seus juízos estão em toda a terra.
08 - Lembra-se perpetuamente do seu pacto, da palavra que ordenou para mil gerações;
09 - Do pacto que fez com Abraão, e do seu juramento a Isaque;
10 - O qual ele confirmou a Jacó por estatuto, e a Israel por pacto eterno,
11 - Dizendo: A ti darei a terra de Canaã, como porção da vossa herança.
12 - Quando eles eram ainda poucos em número, de pouca importância, e forasteiros nela,
13 - Andando de nação em nação, dum reino para outro povo,
14 - Não permitiu que ninguém os oprimisse, e por amor deles repreendeu reis, dizendo:
15 - Não toqueis nos meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas.
16 - Chamou a fome sobre a terra; retirou-lhes todo o sustento do pão.
17 - Enviou adiante deles um varão; José foi vendido como escravo;
18 - Feriram-lhe os pés com grilhões; puseram-no a ferro,
19 - Até o tempo em que a sua palavra se cumpriu; a palavra do Senhor o provou.
20 - O rei mandou, e fez soltá-lo; o governador dos povos o libertou.
21 - Fê-lo senhor da sua casa, e governador de toda a sua fazenda,
22 - Para, a seu gosto, dar ordens aos príncipes, e ensinar aos anciãos a sabedoria.
23 - Então Israel entrou no Egito, e Jacó peregrinou na terra de Cão.
24 - E o Senhor multiplicou sobremodo o seu povo, e o fez mais poderoso do que os seus inimigos.
25 - Mudou o coração destes para que odiassem o seu povo, e tratassem astutamente aos seus servos.
26 - Enviou Moisés, seu servo, e Arão, a quem escolhera,
27 - Os quais executaram entre eles os seus sinais e prodígios na terra de Cão.
28 - Mandou à escuridão que a escurecesse; e foram rebeldes à sua palavra.
29 - Converteu-lhes as águas em sangue, e fez morrer os seus peixes.
30 - A terra deles produziu rãs em abundância, até nas câmaras dos seus reis.
31 - Ele falou, e vieram enxames de moscas em todo o seu termo.
32 - Deu-lhes saraiva por chuva, e fogo abrasador na sua terra.
33 - Feriu-lhes também as vinhas e os figueirais, e quebrou as árvores da sua terra.
34 - Ele falou, e vieram gafanhotos, e pulgões em quantidade inumerável,
35 - Que comeram toda a erva da sua terra, e devoraram o fruto dos seus campos.
36 - Feriu também todos os primogênitos da terra deles, as primícias de toda a sua força.
37 - E fez sair os israelitas com prata e ouro, e entre as suas tribos não havia quem tropeçasse.
38 - O Egito alegrou-se quando eles saíram, porque o temor deles o dominara.
39 - Estendeu uma nuvem para os cobrir, e um fogo para os alumiar de noite.
40 - Eles pediram, e ele fez vir codornizes, e os saciou com pão do céu.
41 - Fendeu a rocha, e dela brotaram águas, que correram pelos lugares áridos como um rio.
42 - Porque se lembrou da sua santa palavra, e de Abraão, seu servo.
43 - Fez sair com alegria o seu povo, e com cânticos de júbilo os seus escolhidos.
44 - Deu-lhes as terras das nações, e eles herdaram o fruto do trabalho dos povos,
45 - Para que guardassem os seus preceitos, e observassem as suas leis. Louvai ao Senhor.